Defensoria Itinerante volta atendimento pelo interior do estado

Por Conexão Roraima 14/01/2022 - 10:20 hs

As ações do Programa Defensoria Itinerante, da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), já estão de volta. Os atendimentos e orientação jurídica gratuita para a população roraimense começaram pela comunidade indígena do Camará, na Escola Estadual Indígena Índio Gabriel. A comunidade está localizada no município de Normandia, a cerca de 186 km da capital.

Até o mês de março, oito municípios e demais localidades do interior receberão a equipe da Defensoria Itinerante. Na próxima semana, será a vez de atender os moradores do bairro Pérola, na Capital, nos próximos dias 17 e 18 de janeiro. Os municípios seguintes a serem visitados serão Rorainópolis, Bonfim, Baliza, Caroebe, Uiramutã, Caracaraí e Campo Alegre, respectivamente.    

Os serviços prestados pela DPE Itinerante vão desde alimentos, solicitação do Registro Civil, cumprimento de sentenças de alimentos, desarquivamento de processos, tomada de decisão apoiada, Interdição/Curatela e divórcio sem bens, assuntos relacionados à saúde, retificação, entre outros.

Conforme o defensor público-geral, Stélio Dener, as ações da Defensoria Itinerante iniciam o mês de janeiro com o pé direito. “A meta para 2022 é ultrapassar o número de atendimentos realizados no ano passado. Na oportunidade, quero agradecer a parceria do Instituto Odílio Cruz, que esteve conosco no ano de 2021, e continuará neste ano. O trabalho conjunto proporcionou maior agilidade e eficácia nas emissões de RG. Neste ano tem muito mais”, frisou Dener.

Ele lembrou que ano passado, a DPE Itinerante realizou 6.221 atendimentos nos 15 municípios do estado, realizadas nas sedes, vilas, vicinais, Baixo Rio Branco e em mais de 200 comunidades indígenas.  Os dados apontaram que os moradores do município de Normandia e, consequentemente, as comunidades indígenas foram os que mais procuraram pelos serviços ofertados. Ao todo, foram mais de 1.589 atendimentos. Já na capital Boa Vista, quase 900 pessoas foram atendidas. 

Para utilizar do serviço da Itinerante, basta dirigir-se até o local da ação, no dia do atendimento, com todos os documentos em mãos e, se possível, com a outra parte envolvida no conflito, CPF, RG, certidão de nascimento dos menores, comprovante de residência e o comprovante de renda, caso possua.

Confira o calendário da DPE Itinerante para o trimestre de 2022.

 

Janeiro                                            

12 a 14 Normandia               

17 e 18 Boa Vista

20 a 21 Rorainópolis

24 e 25 Boa Vista

26 a 28 Rorainópolis

Fevereiro                                         

03 e 04  Bonfim              

07 a 11 Bonfim

09 a 11 Baliza

14 e 15 Uiramutã

16 a 18 Caracaraí

21 e 22 Boa Vista

23 a 25 Caroebe

Março

09 a 11 Campo Alegre