Obras do novo Presídio de Segurança Máxima estão avançadas

Por Conexão Roraima 27/11/2021 - 21:18 hs

A obra do novo Presídio Masculino de Segurança Máxima, que está sendo construído próximo da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), avança em ritmo acelerado. Com capacidade para 286 vagas, a nova unidade é a concretização de um trabalho sério desenvolvido pelo Governo de Roraima para garantir mais segurança para a população. 

O espaço contará com ambientes para a assistência educacional do detento, dependências para policiais penais, setor administrativo, sala de espera e áreas para visitantes. Divididos em módulos, o prédio possui 48 celas coletivas, sendo quatro para pessoas com deficiência.

Com mais de 60% das obras concluídas, a unidade prisional está com a infraestrutura de alvenaria e concreto das celas finalizadas. A estação de tratamento e esgoto, muralhas, guaritas e a parte do telhado também estão prontas.

Atualmente ocorrem os serviços de pintura, reboco e emassamento interno e externo do prédio. Já iniciaram a colocação das grades em toda a unidade.

Conforme o secretário de Infraestrutura, Edilson Damião, no início da gestão do governador Antonio Denarium, em 2019, existia oito obras pendentes ligadas ao setor prisional e, dessas, cinco já estão praticamente concluídas. “Já entregamos a reforma e ampliação da Pamc, a Cadeia Pública Masculina e Feminina de Boa Vista. Estamos finalizando o presídio de Rorainópolis e trabalhamos na reforma e ampliação o CPP (Centro de Progressão Penitenciária)”, afirmou.

INFRAESTRUTURA

Com área total construída de 6.982 m2, o novo presídio possui quatro celas para pessoas com deficiência com 16 lugares e mais 44 celas com capacidade para seis reeducandos.  O projeto contempla ainda quatro salas de aula com capacidade para 24 alunos em cada espaço. Além de duas quadras poliesportivas e 123 banheiros no total.

Com investimentos de quase R$ 20 milhões, a obra contou com recursos do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e do Governo do Estado. A previsão que o prédio esteja pronto até junho de 2022.

 

Fonte: SECOM RORAIMA