CMBV aprova projeto de lei que cria Semana de Combate à Automedicação

Por Conexão Roraima 13/10/2021 - 21:08 hs

Pesquisas do Conselho Federal de Farmácia (CFF) já alertam há bastante tempo para um hábito do brasileiro que é prejudicial à saúde. Conforme o Conselho, mais de 70% dos brasileiros se automedicam. E para iniciar um trabalho de conscientização sobre o assunto em Boa Vista, os vereadores aprovaram, nesta quarta-feira (13), um projeto de lei que cria a Semana de Combate à Automedicação.

A principal finalidade da lei será informar e orientar a população sobre os perigos da automedicação, conforme ressalta o autor do projeto de lei, vereador Manoel Neves (Republicanos). Para ele, o contexto da pandemia só piorou ainda mais esse hábito de se automedicar, e é urgente que as medidas para conscientizar a população sejam implementadas.

Dados da Fiocruz apontam que, por ano, há uma média de 34 mil casos de intoxicação por uso indevido de remédios, chegando inclusive a óbito, com uma média de 91 mortes por ano. Por isso, é importante ressaltar que a automedicação não é simplesmente perigosa porque causa transtornos como reação alérgica, diarreia e tonturas. É muito grave e em alguns casos leva a morte”, destaca o parlamentar.

Conforme o projeto de lei aprovado hoje, o Município terá que adotar medidas efetivas para conscientizar e informar a população sobre os males da automedicação. Uma das medidas inclui ainda a conscientização dos comerciantes de medicamentos sobre o seu papel para a redução de ocorrências de intoxicação. O projeto segue agora para sanção do prefeito Arthur Henrique (MDB).