70 casos de trabalho infantil já foram identificados nos primeiros meses de 2021

Por Conexão Roraima 08/06/2021 - 20:24 hs

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) divulgou que este ano já foram identificados 70 casos envolvendo trabalho infantil ou medicância em Boa Vista. O número já representa mais 64% do total de casos identificados durante todo o ano de 2020, quando o Programa encaminhou 108 crianças para rede de proteção, conselhos tutelares e Vara da Infância e Juventude.

Os dados foram divulgados pela Prefeitura de Boa Vista ao anunciar o calendário de ações planejadas para a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, que este ano terá como tema “Meu trabalho é brincar e ser feliz”. 

Blitz educativa em semáforos da cidade, buscas ativas em pontos de incidência, ‘adesivaço’ e panfletagem em feiras livres serão realizadas a partir desta terça (9) e seguem até o domingo (13). Levando uma temática mais lúdica para melhor percepção das crianças, o objetivo da campanha é orientar e sensibilizar a população sobre os malefícios do trabalho infantil.

Além disso, a semana de conscientização apresentar as ações permanentes do Peti e de toda rede de proteção do município e parceiros. Através do Peti e de toda a rede de proteção do município é possível combater a prática na cidade. Os principais parceiros são os CRAS, Creas, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT/RR), Vara da Infância e Juventude e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Nosso trabalho em busca da erradicação do trabalho infantil é diário. Estávamos com a campanha ‘Seu dinheiro me mantém na rua’, e agora é a continuação com uma temática mais lúdica para que essa mensagem chegue também às crianças. Capital da Primeira Infância agora temos uma campanha com cara de criança. Aproveitamos a data e organizamos uma série de ações por toda a cidade”, disse Nathália Cortez, secretária adjunta de Gestão Social.